Semana muito especial para o 9º ano

As turmas de 9º ano viveram, de 6 a 10 de agosto, uma semana de atividades extras voltadas para o aprimoramento pessoal e espiritual, numa programação diversificada cheia de convidados especiais. A cada dia, shows, palestras e encontros foram provocando nossos alunos a pensar na vida e no mundo a partir de novas perspectivas. Veja como foi:

 

 

 

Da Sociologia ao Rock

 Abrindo a semana, aconteceu a palestra show “Da Sociologia ao Rock”, na qual o professor e músico Giovanni Mattiello apresentou conceitos filosóficos e sociológicos de autores como Platão, Albert Camus, Jean Jacques Rousseau, Henry David Thoreau e Zygmunt Bauman a partir de canções do rock nacional dos anos 70, 80 e 90.

 Foi possível cantar, se divertir e pensar muito, sob diferentes ângulos, sobre os aspectos cotidianos da vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto de Vida

As turmas também participaram de uma palestra com o Consultor Educacional Paulo Lima, da FTD, que falou sobre Projeto de Vida e o impacto das escolhas que fazemos.

 

 

 

Testemunho e Vocação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com a Irmã Albanir Melo, que atua na Pastoral Vocacional da Congregação das Irmãs Doroteias, os alunos tiveram uma roda de conversa sobre vocação. A partir de seu próprio testemunho, a Irmã Albanir levou a gurizada a refletir sobre as diferentes formas de vocação e realização pessoal, que vão muito além da simples escolha profissional.

O tema vocacional também esteve presente no encontro dos alunos com o Padre Fabiano Glaeser dos Santos.

 

 

 

 

 Direito Digital

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o advogado Marcelo Ragagnin, especialista em Direito Digital, as turmas de 9º ano ficaram sabendo mais sobre os crimes virtuais e consequências perante a justiça do uso inadequado das redes sociais. A partir da análise casos reais envolvendo, os alunos ficaram conhecendo enquadramentos cíveis e criminais para quem pratica cyberbullying, por exemplo, com as respectivas penas.