Reunião Geral: educadores definem ações concretas para o Ano do Laicato

No dia 10 de março, os educadores do Colégio Santa Doroteia participaram da primeira Reunião Geral do ano, que reuniu todos os professores e equipes.

O encontro teve início com a oração proposta pela equipe da Escola de Leigos, que levou à reflexão sobre como cada cristão pode ser “luz no mundo”. A cada setor representado em uma oração, uma vela era acesa – quanto mais velas acesas, mais luz, menos escuridão.

Inspirados pelo momento de oração, os educadores foram convidados a estudar o Documento 105 da CNBB – “CRISTÃOS LEIGAS E LEIGOS NA IGREJA E NA SOCIEDADE – Sal da Terra e Luz do Mundo”, que reúne as orientações para a vivência do Ano do Laicato tendo por base a Exortação Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, e o Documento de Aparecida.

O tema já havia sido tratado na Jornada Pedagógica e, neste dia de Reunião Geral, pode ser aprofundado. Os educadores foram divididos em grupos de acordo com seu segmento de atuação e, além de ler alguns excertos do Documento 105, foram desafiados a responder de que forma concreta pode-se desenvolver um projeto missionário na escola. Ao final, em plenário, foram compartilhadas as respostas, ficando a Escola de Leigos responsável por compilar e dar suporte às propostas apresentadas para que, de fato, se concretizem.

A segunda parte da Reunião Geral foi conduzida pela Equipe Pedagógica, abordando questões de organização e planejamento para o ano letivo.