Química na prática

Os alunos do 3ºano do Ensino Médio estudaram com o Prof.Ronaldo, em sala de aula, o conteúdo de solubilidade entre materiais e tipos de polímeros, além dos conceitos de reação química e ligações polares e apolares. Em laboratório, com o apoio da Profª Ana Bezerra, foi realizada a prática através de hipóteses.

Utilizando acetona comum, propanona (acetona pura), isopor e copos de béquer, foi possível visualizar que, quando o isopor entra em contato com a propanona, ele ‘derrete’. O isopor é formado de poliestireno expandido, ou seja, boa parte do material é ar (92% de ar, 8% de Poliestireno). A propanona desestabiliza a estrutura do material, resultando no final da experiência apenas os 8% de Poliestireno. Porém, quando o isopor entra em contato com a acetona comum, nada ocorre. O objetivo de utilizar os dois elementos é de traçar um comparativo entre as soluções e provocar questionamentos.

Nesta atividade foram desenvolvidas as habilidades de questionar, analisar e debater as hipóteses levantadas durante o experimento. Houve o incentivo a que as turmas investigassem cada etapa da observação. Assim, os alunos puderam observar uma reação química de dupla troca, onde dois compostos químicos trocam seus radicais para formar dois novos compostos.