Jornada Pedagógica 2018: Educadores preparados e motivados para o novo ano

A Jornada Pedagógica 2018 do Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre teve como tema “Educadores em saída, no mundo e para o mundo”.

Os Educadores iniciaram no dia 14 de fevereiro as atividades com uma surpresa: após a acolhida na escola, foram conduzidos (sem saber para onde estavam indo) ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS para realizar lá, de forma diferente, instigante e criativa, o primeiro dia de Jornada Pedagógica. Com oficinas de química, biologia, astronomia e visitação ao Museu, os Educadores vivenciaram novas experiências, depois refletidas e compartilhadas com os colegas.

O segundo dia de Jornada iniciou com uma Celebração Eucarística, reunindo a comunidade em oração. Logo após, os Formadores da Escola de Leigos apresentaram o Ano Nacional do Laicato, percorrendo a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, o Documento de Aparecida e o Documento 105 da CNBB. Os Educadores percorreram em oração, numa breve procissão pela escola, o caminho até o nicho de Nossa Senhora Aparecida, diante do qual rezaram a oração pelo Ano do Laicato.

Ainda pela manhã, a escola proporcionou uma palestra-show com o sociólogo Giovanni Mattiello, que provoca reflexão a partir das canções de Raul Seixas.

A tarde do segundo dia teve momento de encontro com a Assessoria de Comunicação da escola, quando foi apresentada a repercussão de notícia no maior jornal do estado (Zero Hora/Gaúcha ZH online) que cita o Santa Doroteia como uma das quatro maiores escolas de Porto Alegre; também foram tratadas questões sobre postura profissional, acolhida nos primeiros dias de aula e ações previstas para 2018. O segundo dia ainda teve palestra denominada “Ao Mestre, com carinho”, homenageando os educadores, e tempo para planejamento por grupos, além de contato com os novos recursos tecnológicos disponibilizados pela escola.

O terceiro dia de Jornada pedagógica iniciou com a participação do lançamento da Campanha da Fraternidade 2018 com educadores das escolas católicas da Zona Norte de Porto Alegre. Com a presença de Dom Leomar Brustolin, Bispo referencial de Educação e Cultura da CNBB 3 Sul, e especialistas em segurança pública, o encontro ofereceu subsídios para o desenvolvimento de projetos com os alunos, estimulando a ação evangelizadora permanente.

Em todos os movimentos da Jornada, houve a presença das nossas Irmãs Doroteias da Comunidade de Porto Alegre, acompanhando e interagindo com os professores e equipe pedagógica.

No retorno à escola, houve mais planejamento, repasse da equipe do SOE sobre o trabalho com alunos com deficiência e, encerrando, uma retrospectiva dos dias de Jornada, motivando os educadores para uma volta às aulas com muita alegria.