I Encontro Nacional de Leigos Doroteanos: muitos sotaques, a mesma missão

Nos dias 30 de abril e 1º de maio aconteceu, em Belo Horizonte, o I Encontro Nacional de Leigos Doroteanos, reunindo Irmãs e Leigos de todas as escolas e obras das Doroteias no Brasil. Assim, além de professores e funcionários das escolas, também estavam presentes colaboradores e voluntários de obras sociais nascidas do trabalho missionário da Congregação que prosseguiram ativas mesmo sem a presença das Irmãs, sendo mantidas por leigos.

O evento propôs uma reflexão sobre a missão dos leigos Doroteanos à luz do papel do leigo definido pela Igreja a partir do Concílio Vaticano II, passando por diversos momentos históricos e documentos. Com muitos sotaques, diferentes experiências, mas o mesmo ideal, o encontro promoveu a integração e celebrou o legado de Paula Frassinetti.

Estavam presentes neste I Encontro Nacional a Irmã Lourdes Pires, que integra o Governo Geral da Congregação em Roma, e a Irmã Jaci Dutra Pessoa, Coordenadora da Província Brasileira. Os representantes de Porto Alegre foram a Irmã Lúcia Araújo, a Diretora Educacional Profª Drª Marinice Simon e os formadores locais Andréia Kunzler, Giovanni Bittencourt e Grace Becker.