Quem foi Santa Dorotéia?

E por que a Congregação tem este nome se a fundadora foi Santa Paula?

Santa Dorotéia, virgem e mártir, vivia na Turquia e morreu decapitada.sta_doroteia

Perseguida por sua fé, mesmo presa conduziu à fé cristã duas jovens levianas introduzidas no cárcere com o objetivo de seduzi-la. Ao ser conduzida à morte, rezou agradecendo a Deus por ter sido chamada ao paraíso, e um dos soldados que a conduzia, em tom brincalhão, disse-lhe: “Adeus, Dorotéia, envia-me do teu paraíso maçãs e rosas”. Pouco após ter sido decapitada, o soldado, que se chamava Teófilo, recebeu de um menino três maçãs e três rosas. Admirado com este fato pois era inverno e nada florescia ou frutificava nos campos gelados, Teófilo converteu-se e também se tornou mártir da fé cristã.

Santa Dorotéia tem sua graça associada às flores, às frutas e aos jovens. Assim, é a padroeira dos floristas, jardineiros e também das noivas.

A Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia tem este nome porque Paula Frassinetti, sua fundadora, assumiu a obra já iniciada pelo Conde de Passi, sacerdote que vinha criando na Itália comunidades apostólicas denominadas Pia obra de Santa Dorotéia. Paula Frassinetti viu no convite do Conde de Passi um sinal de Deus e, a partir de então, o antigo Instituto das Filhas da Santa Fé, nome original da Congregação, passou a usar a denominação de Irmãs de Santa Dorotéia.

 

Apresentação com a história e imagens de Santa Dorotéia.