fachada01O Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre faz parte das Comunidades Educativas fundadas e mantidas pelas Irmãs de Santa Dorotéia do Brasil, cuja fundadora é Santa Paula Frassinetti. A fundação da escola em terras gaúchas aconteceu no dia 24 de maio de 1957.

A convite dos padres da Sagrada Família, as Irmãs Dorotéias fundaram o então denominado Externato Santa Dorotéia na Zona Norte de Porto Alegre, no bairro Cristo Redentor, zona de franco progresso, habitada por famílias de comerciantes e também por operários das indústrias que compunham o cenário local.

Inicialmente, o Colégio funcionou na Avenida Assis Brasil, número 3172,antiga_9 ao lado da Igreja Cristo Redentor, em domicílio cedido pela benemérita família Marconatto, recebendo matrículas para o curso primário.

Um ano mais tarde, a Escola mudou-se para a Rua Alberto Silva, número 440, no mesmo bairro, com prédio próprio para moradia das Irmãs e com pavilhão cedido pela Prefeitura de Porto Alegre para salas de aula do curso em funcionamento.

Em 1965, a obra evidenciava crescimento acelerado nas matrículas e, para abrigar a demanda crescente, foram sendo construídos outros prédios. Neste mesmo ano foi obtida a aprovação para o funcionamento do curso ginasial que ampliou consideravelmente o corpo discente como sinal do reconhecimento aos serviços oferecidos pela Congregação.

Em 1974 foi autorizado o funcionamento do 2º grau com as habilitações de secretariado e auxiliar de contabilidade. Nesta época a Escola chegou a contar com aproximadamente 3.000 alunos. Muitas famílias se mostraram satisfeitas com a proposta de educação integral desenvolvida no Colégio e com as instalações que evidenciaram muito cuidado higiênico e modernidade em sua estrutura, assim como com a disciplina intensa, aplicada às crianças e adolescentes.

ginasio01A década de 80 foi vivida com grandes conquistas, entre as quais destacou-se a abertura do Curso de Magistério e a construção do Ginásio de Esportes Santa Paula Frassinetti. Essas foram duas conquistas que serviram à comunidade local, formando inúmeros professores e viabilizando projetos de valorização da vida através do esporte.

Hoje, a escola proporciona aos seus alunos uma ampla e completa infra-estrutura e investe permanentemente na formação de seu professorado. Assim, atende uma clientela que ainda valoriza a educação calcada em princípios e valores cristãos, que contribuem para a formação de um homem íntegro e reto, capaz de transformar a cultura de morte em cultura de vida, elevando o ser em detrimento do ter.