Álcool x menores de idade: Delegado do DECA faz palestra para alunos do Ensino Médio

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio participaram, neste dia 16 de setembro, de uma palestra sobre a nova legislação que estabelece como crime (e não apenas como contravenção) a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. O palestrante foi o Delegado Adalberto Lima, do Departamento Estadual da Criança e Adolescente, que apresentou as ações empreendidas pela Polícia Civil gaúcha não só na apreensão dos infratores, mas também as de caráter preventivo.

Os alunos ficaram conhecendo a estrutura e forma de atuação da Polícia nos casos que envolvem menores de idade – de modo particular os adolescentes (faixa dos 12 aos 18 anos incompletos). Também foram alertados para o fato de que, em qualquer circunstância – até mesmo diante da presença dos responsáveis – o consumo de bebida alcoólica por menores é crime.

O Del.Adalberto citou exemplos de situações práticas de autuação e prisão em locais que faziam a venda de bebidas sem controle, muitas vezes a partir de denúncias ou do trabalho de policiais que agem disfarçados, infiltrando-se em festas, raves, bares e clubes. Foi um momento de muita informação que, além de esclarecer, provocou a reflexão dos nossos alunos para a responsabilidade e riscos associados ao consumo de bebidas alcoólicas.